Colégio Objetivo São Carlos realizou no dia 28.06 palestra com Marcos Liba, licenciado em Ciências Sociais e especialista em Educação. Experiência como professor e gestor nas redes municipal e privada. Tendo como certeza que a Educação é condição essencial para o desenvolvimento das pessoas.
“Atualmente o ensino de base se preocupa mais com o conteúdo ao invés do conhecimento. Em meio às diversidades devemos aprender a se conhecer e a respeitar o outro de forma moral e ética. Adquirir valores humanos fundamentais para que se construa um mundo de leis em direção ao respeito.”
O que é Ética?
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
O que é moral?
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
“Os valores humanos são ideias éticas em conhecimento das regras morais que devem apoiar a sociedade e a natureza. A Ética, a Moral e a Responsabilidade determinam a perfeição do ser. Somos muito imediatos, perdemos o tempo de espera; pensar e agir é reconhecer o processo e perceber que a educação é viva. Devemos refletir antes de fazer.”
Dialogo
É extremamente importante que tenhamos um diálogo aberto e constante com as crianças. A conversa possibilita o acolhimento, o cuidado, a criação e fortalecimento de ferramentas que a criança precisa ter. Precisamos ter o olhar, o sentimento de criança para podermos cuidar destas. Temos que nos colocar por alguns momentos no lugar dos pequenos e tratar criança como criança.
“O Diálogo é essencial na família; toda ação há uma reação. É necessário espaços de interação para fixar na criança momentos; esses que nunca se apagam de sua memória.”
Tarefa
A tarefa de casa tem sido um dos grandes problemas nas classes de educação infantil. A criança deve perceber que a tarefa é uma obrigação, um dever que precisa ser cumprido em um horário determinado.
A tarefa é o elo que a criança tem com a escola quando esta em casa, é um contato com o conhecimento e de interação com os pais. A criança vai criando responsabilidade, percebendo que a tarefa pode se tornar um momento agradável e prazeroso, além de perceber que através dela é possível compreender melhor os conteúdos trabalhados na escola, tornando seu aprendizado mais consistente.
Aos poucos os pais podem mostrar para o filho que a tarefa de casa é como outra tarefa que a criança tem, como guardar os brinquedos, arrumar aquilo que bagunçou, limpar uma sujeita que fez, pois assim conseguirão mostrar que é apenas uma simples tarefa. Assim que a criança terminá-la, é importante que os pais confiram a mesma e que elogiem o filho. Afinal, quem não gosta de um elogio depois de uma tarefa cumprida?
“Só existe um direito se cumprir um dever”
Jogos
Utilizar brinquedos educativos faz a criança pensar, aprender a comemorar a vitória e compreender a derrota. Jogos como dama, ludo, palito são jogos que ajudam a desenvolver raciocínio lógico, memória, estratégia e estimulam a criança ao convívio social. O uso do computador para esses tipos de jogos devem ser consciente. Afinal por mais educativos que sejam, limitam a interação da criança com a família.
“Surpreenda a criança com momentos e exemplos.”
Rotina diária
As rotinas ensinam à criança a noção da passagem do tempo e o que é esperado acontecer em cada altura do dia.
A rotina é fundamental, principalmente na vida da criança. Desde o seu nascimento, deve-se estabelecer horários determinados, principalmente no que se refere a alimentação, higiene (banho) e sono. Na medida em que a criança cresce, suas responsabilidades e atividades também tendem a aumentar. E fica ainda mais necessário o estabelecimento e a manutenção da rotina.
“Se a criança cresce em um ambiente bagunçado, ela cresce tumultuada e perdida sem saber o que fazer da vida.”
A rotina representa segurança, pois é previsível não gerando ansiedade e/ou desorientação. É importante que a criança mantenha uma rotina diária com hora para acordar, brincar, ver TV, alimentar-se,(...)
“O hábito da leitura é uma das rotinas mais importantes, incentive seu filho a ler iniciando sobre o assunto que ele gosta”
(...)No início, poderá ser difícil manter a rotina, mas a perseverança por parte dos pais e cuidadores contribuirá para a adaptação. A rotina não deve ser vista como sendo rígida e estática. Ela deverá sim ter uma espinha dorsal, mas com mobilidade, quando necessário. No final do dia é adequado que os responsáveis revejam o dia junto com a criança. O que aconteceu no dia dela, se conseguiu manter a rotina. Se não, verificar o porquê e recapitular o que irá acontecer no dia seguinte. A rotina bem estabelecida gera organização e segurança.
“Pensar, planejar, replanejar e se respeitar; respeitar o outro e o lugar que está.”
Marcos Liba
E-mail: contato@marcosliba.com.br
2 Comments:
Valores é algo que todo ser humano deveria presar !Parabéns,adoro ler sobre ética e moral ..
Realmente é um assunto muito interessante, afinal esses valores são exemplos para novas gerações!
Beijos e Abraços Tamara
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