terça-feira, 16 de abril de 2013

Semana de Atualização Jurídica da UFMT em Barra do Garças discutiu Lei Carolina Dieckman


Editoria: Educação
Thaís Secco

Aconteceu de 08 a 11 de abril a 1ª semana de Atualização Jurídica na Universidade Federal de Mato Grosso, campus Universitário do Araguaia. Os temas abordados foram: “Comentários à lei 12.737/12” (Lei Carolina Dieckman) - Advogado Jhony Garcia Trindade; “Inovações na Legislação Trabalhista” - Advogada Alessandra Ferreira; “Modificações na Lei Seca” - Delegado Herodoto Souza Fontinele; “As Mudanças do Novo Acordo Ortográfico” - M.ª Eloísa de Oliveira Lima; “Novo Código Florestal e suas Interfaces com o Direito Agrário” -M.ª Kennia Dias Lino.

O evento foi gratuito e as palestras ocorreram no auditório do campus II, Barra do Garças/MT, com objetivo de difundir temas e mudanças nas legislações dos últimos dois anos para toda sociedade, e atualizar, principalmente, estudantes e profissionais da área do Direito.

Apresentação - 9 de Abril 2013
Lei Carolina Dieckman
O palestrante, Jhony Garcia Trindade, dispõe do Artigo 154-A. "A invasão de dispositivos informáticos alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou subentendida do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita: Pena - detenção de três (3) meses a um (1) ano, e multa”.
“Esta invasão deve se dar em um dispositivo informático, que embora esteja associado a um “hardware” que armazena, trata ou processa informações ou dado. A tentativa de entrar em sistemas cujo titular não autorizou é considerado uma invasão que responde pela pena prevista no Art. 154-A” completa Jhony Garcia.

Apresentação - 10 de Abril 2013
As Mudanças do Novo Acordo Ortográfico
M.ª Eloísa de Oliveira Lima fala sobre o atual Acordo Ortográfico que foi aprovado em 1990, mas só começou a ser implantado no Brasil em 2009. Foi adiada a vigência definitiva da ortografia do Acordo para 2016, ou seja, as XXI Bases do Acordo Ortográfico deverão ser obedecidas após a sua significação.

“Para quem não tem muita intimidade com o uso dos acentos, foi cômodo esse novo acordo...
...aquele que pratica o novo acordo ortográfico está garantindo status, difusão da língua, facilidade no mercado dos leitores e valores econômicos” diz Eloísa de Oliveira.

Qual a importância dessa atualização para os jornalistas?

“O jornalismo como "forma de conhecimento e informação” deve-se atualizar em novas mudanças jurídicas, caso contrário não será bem formado” completa a palestrante.

Aberturas Culturais
A semana de Atualização Jurídica iniciou com apresentações culturais da região que marcaram o inicio das palestras com participação de Welligton Soares e sua filha cindy -Violão e Voz, tocando o melhor do mpb; Arthur Rodrigues - Violão e Voz, estudante de Direito e músico; Catireiros do Araguaia dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pelo som da viola caipira e pelas batidas das mãos e pés dos dançarinos; Apresentação artística, Ballet Trio Três vozes, Duo HipHop, Ballet Valsa, Solo Dança Contemporânea, coordenado por Luiz Carlos Bezerra, estudante de jornalismo da UFMT e Ronan Togo - Reggae e pop rock.

O evento da Semana de Atualização Jurídica é um projeto de extensão coordenado pelo professor mestre de Direito, Campus Universitário do Araguaia, Adam Luiz Claudino que teve a colaboração das discentes, Alana Lopes, Larissa Souza e Vanessa Siqueira. 

Jhony Garcia Trindade fala sobre os acertos e os equívocos da lei Carolina Dieckman 

As Mudanças do Novo Acordo Ortográfico com  Eloísa de Oliveira Lima

Catireiros do Araguaia marca o inicio da segunda palestra: Lei Carolina Dieckman 

Apresentação Cultural no segundo dia do evento com o tradicional grupo "Catireiros do Araguaia"

Apresentação Cultural tradicional grupo "Catireiros do Araguaia"


2 Comments:

LUIZ CARLOS COSTA BEZERRA said...

Gostei, rs, parabéns... :)

Unknown said...

Obrigada! :)

Postar um comentário