quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Caminhada, um exercício simples que traz benefícios à saúde

Editoria: Saúde e Bem estar
Autora: Thaís Secco

Moradores da cidade de Barra do Garças utilizam o canteiro central da Avenida Deputado Antônio Joaquim para caminhadas. As pistas foram inauguradas em 2011, pelo ex-prefeito Wanderlei Faria, com o intuito de melhorar a estrutura urbana e oferecer a esses moradores saúde e bem estar. Atualmente a partir das 19horas uma média de 100 a 150 pessoas utilizam os 3 km de pistas para caminhadas e demais exercícios.

Praticando

Alipo Luciano Motta (22) praticante de caminhada na Avenida Deputado Antônio Joaquim disse em entrevista que fazem dois anos que começou fazer caminhadas, exercita - se todos os dias a partir das 19horas, “de trinta minutos à uma hora e meia”, percorre no total 3.200 metros e afirma diferenças em sua saúde, como aumento da disposição para realizar novas tarefas e mais massa muscular.

Alexandre Augusto (24) instrutor de Muai-Tay da academia Top teen, situada no município de Barra do Garças, caminha diariamente e indica o“Pré-treino”, uma bebida vasodilatadora, para o aumento da disposição e massa corpórea.

Leandro Rodrigues Narciso (26) garante que após iniciar a pratica da caminhada, sua respiração e disposição para novos exercícios aumentaram.

Especialistas apontam benefícios

Segundo a Fisioterapeuta Rayslla Souza Silva a pratica da caminhada de 30 a 60 minutos ao dia ajuda no aumento da circulação sanguínea, movimento dos músculos, diminuição das taxas de glicose e colesterol, disposição, diminuição da pressão arterial e melhora de qualidade de vida.  

O horário indicado para iniciar a caminhada é pela manhã e final da tarde, impedindo uma desidratação causada pelo calor excessivo, o uso de roupas leves, frouxas e tênis adequado com amortecedor, que absorve o impacto, também fazem parte desse conjunto evitando danificar a coluna, afirma Rayslla Souza Silva.

A fisioterapeuta lembra também, que a pratica da caminhada necessita de alongamentos dos músculos, antes de começar os exercícios e após, evitando uma dor tardia que é a dor do dia seguinte, caso contrário pode haver uma distensão muscular.

Aumenta a sensação de bem-estar

A psicóloga Lamir Maria fala que aqueles que se envolvem em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades sejam praticadas por apenas alguns minutos diário.  A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. 

0 Comments:

Postar um comentário